CMEI Aquarela desenvolve projeto Horta na Escola

Ajudar a plantar, cultivar e colher alimentos: essas são algumas das atividades propostas pelo Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela (CMEI Aquarela) no projeto Horta Escolar. O projeto surgiu em 2017, porém ficou paralisado em 2018 devido às obras na instituição, retornando em 2019. O objetivo é despertar nas crianças o cuidado com o meio ambiente e com a alimentação saudável, além de aproveitar todos os espaços físicos da escola.

Todo o trabalho é pensando com a finalidade de desenvolver com os alunos ações e posturas de cuidado com o meio ambiente, a multidisciplinaridade, estimular a adoção de bons hábitos alimentares, valorizar o trabalho em equipe e ainda conscientizá-los a respeito da importância dos alimentos orgânicos. A diretora do CMEI Aquarela, Sandra Reis Vale Belo, falou sobre as ações desenvolvidas no projeto: “É muito importante para as crianças terem um contato com a horta no ambiente escolar. O contato com a terra alivia as frustrações e tranquiliza a mente das crianças. Além de estarmos enfatizando a importância de cuidar da natureza e de ter uma alimentação saudável vinda da terra, plantada e colhida por eles. Há, dessa forma, uma conscientização feita de forma prática e efetiva, construindo pessoas mais conscientes com o mundo e com a natureza.”

Os pequenos participam de todo o processo. Eles plantam, cuidam, colhem e, por fim, se alimenta da merenda escolar. O cultivo é variado. Na horta da escola tem agrião, couve-flor, couve, alface, beterraba, tomate, hortelã, salsinha, menta, brócolis, repolho, cenoura, cebolinha. O porteiro da Aquarela, Antônio Belê Belê, acompanha o trabalho da Horta Escolar de perto e comenta o projeto. “O aprendizado que estão tendo, eles irão levá-lo para a vida inteira. É muito bom ver a carinha deles, plantando, colhendo e entregando para as cantineiras prepararem a fim de que eles possam comer. Eles estão aprendendo o que é cada verdura, cada legume. É gratificante ver a alegria deles ao colher. Ainda bem que esse projeto vem acontecendo! A escola ganhou muito com isso e estamos muito satisfeitos em dar esse apoio à horta escolar”, diz o funcionário do CMEI.

No decorrer deste ano, a horta foi cultivada com alunos da Creche, no turno da tarde, e com a turma da Primeira Etapa, no turno da manhã. No entanto, a meta da escola é que, em breve, todas as crianças da escola participem do projeto. 

Categoria