Entre resende-costenses: Marcos Vinícius homenageia Isabela da Matta em música

Existe uma sabedoria popular que diz: “A música acalma as nossas feras.” Estudiosos comprovaram que, mais uma vez, a população tem razão. Médicos, terapeutas e preparadores físicos têm usado a música como remédio para vários problemas, isso porque ela ativa a região causadora de prazer no cérebro, originando a sensação de bem-estar.  

Os bons compositores conseguem fazer com que poucos acordes sejam suficientes para que iniciemos uma viagem no tempo, reatando lembranças já esquecidas ou eternizando momentos. Esse foi um dos motivos que fez com que o cantor e compositor resende-costense Marcos Vinícius Resende criasse uma música especialmente para a Isabela da Matta – filha da Ivone e do Miguel do Duque. Isabella sofreu um grave acidente de carro no ano de 2002 e teve diversas complicações; entre as mais graves, a perda dos movimentos do lado esquerdo do corpo.  

Marcos Vinícius teve a ideia de compor uma música para Isabela e reverter os direitos autorais para pessoas com deficiência. “Essa canção foi uma homenagem que eu fiz para a Isabela, pela sua história de superação e pela pessoa guerreira e vencedora que ela é, ressaltando também a importância que a família e amigos têm, principalmente nas horas árduas que a vida nos impõe. Além disso, eu sempre tive uma admiração por ela. Antes de fazer a letra, eu li a história de muitas outras pessoas que passaram por vários tipos de limitações. A melodia, harmonia e arranjo procurei fazê-los da forma mais simples possível para que a canção fosse bem assimilada”, explica o músico.

Marcos Vinícius gravou um vídeo da canção e disponibilizou-o no Facebook e no Youtube. O vídeo já alcançou mais de seis mil visualizações nas duas plataformas digitais. “Depois de gravada no estúdio, resolvi fazer um vídeo com fotos e adicionei mensagens de alguns escritores, enfatizando ainda mais o vídeo. Assim, enviei pra ela, que ficou muito feliz ao assistir a um pouco da sua própria história de vitórias”, relata Vinícius

Segundo o cantor, quando o vídeo ficou pronto, ele teve a ideia de fazer uma campanha em prol de pessoas com deficiência. “Eu entrei em contato com a Isabela e pedi autorização para usar a sua imagem para fazer tal campanha. Ela aprovou e eu reeditei o vídeo. Com isso, outras pessoas também estão sendo estimuladas a fazer algo de bom para o nosso semelhante nesse mundo cada vez mais competitivo e individualista”, pontuaMarcos Vinícius.

Para Isabela, ser homenageada é uma alegria. “O Vinícius é uma pessoa muito sensível, que reconheceu todo o meu esforço e colocou isso na música. No passado, ele esteve presente em minha vida e agora ele voltou com essa música mágica, muito emocionante.”

17 anos de uma nova vida

“Poucas pessoas têm a oportunidade de ter duas vidas em uma. Eu vivi uma vida de facilidades e outra de dificuldades, obstáculos, incertezas e vitórias.” Essa foi a primeira frase escrita por Isabela ao contar sua história.  

Desde o acidente automobilístico, Isabela passou por inúmeros procedimentos médicos e, segundo ela, foi preciso muita força de vontade para continuar vivendo. Sobreviver era possível, mas ela quis mais do que isso: ela sempre buscou viver. “Acordei um mês e meio depois do acidente. Quer dizer, abri os olhos. Porque acordar para a vida demorou mais um tempo. Recebi alta do hospital e não tinha mais nada a ser feito. Cheguei em casa, só mexia os olhos. Vida vegetativa! Usava fraldas, sonda alimentar e não sabia o que estava acontecendo”, conta Isabela, que acrescenta: “Foi então que despertei e resolvi que tinha que virar o jogo e que ia voltar a ser eu mesma. Ingenuidade! Eu nunca mais seria a mesma. Fui para o hospital de reabilitação motora, consegui me sentar na cadeira de rodas. Tirei a fralda, a sonda alimentar, reaprendi a escrever, a comer e a me vestir sozinha. Recuperei os movimentos do lado direito do corpo, precisei me adaptar sem a ajuda dos membros do lado esquerdo. Era somente o começo de uma longa caminhada.”  

Isabela passou por 13 cirurgias para reconstruir a laringe, machucada pelo tubo da sonda. Os procedimentos deram certo, mas ela necessita da traqueostomia para reverter a obstrução das vias respiratórias.

Por fim, Isabela diz que atualmente tem uma vida normal, dentro das suas limitações. “Hoje eu trabalho, gosto de passear, namorar, conversar e viajar. Quebro paradigmas de que todo deficiente é um coitado e infeliz. E o mais importante é ter qualidade de vida”, conclui.

Isabela

Além de disponível no Youtube – ISABELA – Marckus Vinicius, a música pode ser pedida nas ondas da nossa rádio. 

Confira o refrão da canção: “Eu gosto tanto dela, o seu nome é Isabela, bela flor, menina-praia, beijo de colibri, eu quero estar com ela na cidade amarela, ver a cor da vida onde as cores não refletir. Eu gosto tanto dela, o seu rosto está na tela bela flor, menina, mágica poesia solar. Eu pinto uma aquarela em um tom de primavera a terra gira sempre no sentindo bom de amar.”

Categoria