Projeto da AMAT leva arte e cultura a crianças e adolescentes

A Associação dos Moradores Amigos do Bairro Tijuco (AMAT) recebeu inscrições de crianças e adolescentes do bairro, com idade entre 8 e 15 anos, para participarem de oficinas de música, Kung-fu e teatro. O valor da inscrição é bem abaixo do que geralmente é cobrado no mercado. 

O projeto começou há aproximadamente cinco anos com uma demanda grande de alunos com interesse em aprender a tocar violão, conforme explica a presidente da AMAT, Mariselia Maia: “Quando a gente começou com o projeto, ainda não existia a sede da associação. Começamos porque existia muita gente querendo aprender a tocar violão. Até hoje, com esse projeto a baixo custo, aqui no bairro já deve ter passado de 150 a 170 pessoas interessadas em participar.”

Tudo funciona através de parcerias. A AMAT cedeu o espaço da sua sede para aulas de Kung-fu ministradas por Robson. Em contrapartida, o mestre da arte marcial ensina aos moradores do bairro cobrando uma mensalidade reduzida. As aulas de teatro são ministradas pelo Luiz Carlos, o Preto, voluntário do projeto. Crianças do bairro Nova Resende também se inscreveram nas oficinas. A AMAT pretende iniciar em breve aulas de dança. A associação procura oficineiros que possam ministrar essas aulas.

Faz parte ainda do projeto times de futebol de crianças e adultos que há quase dois anos treinam no Campo do Tijuco. As equipes aguardam melhores condições do local para poder disputar campeonatos.

Mariselia diz que muitos jovens que fizeram parte do projeto hoje já estão se encaminhando para outros cursos e até ensinando o que aprenderam a outras pessoas: “O objetivo da associação é chegar a quem não tem condições de pagar. Um dia, uma menina chegou para mim e perguntou: Eu não posso fazer aula? Não tenho condições de pagar, nem meus pais, e queria fazer a aula”. Para casos como esse, a AMAT está buscando padrinhos para as crianças. “A associação não tem nenhum recurso para pagar para esses meninos, mas a gente já conseguiu três padrinhos. Já são três crianças que não tinham como pagar e hoje participam aqui com a gente. Já é um passo”, comemora Mariselia.

Os interessados em apadrinhar as crianças e ajudar o projeto podem entrar em contato com a associação através do telefone: (32) 99907-3242.

Categoria