Bebidas alcoólicas e fogos de artifícios ficam proibidos em festas religiosas na Diocese de São João del-Rei

O bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes, juntamente com os membros do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores, elaborou e publicou um decreto sobre a queima de fogos de artifícios e a venda de bebidas alcoólicas em eventos e festas religiosas da Diocese de São João del-Rei.

O documento proíbe que todas as 40 Paróquias da Diocese de São João del-Rei façam a promoção de shows pirotécnios ou o uso de fogos de artifícios em festas religiosas. Pelo decreto, o bispo argumentou que os riscos de acidentes e os gastos de altos valores com a queima de fogos motivaram a proibição. Dom José Eudes ainda relembrou um acidente com fogos de artifícios na cidade de Barbacena. “Pude testemunhar, alguns anos atrás, o efeito devastador do uso de fogos de artifícios em festas religiosas. Provavelmente, muitos se lembram do episódio envolvendo a Basílica de São José, em Barbacena, quando por ocasião do jubileu do padroeiro os fogos de artifícios caíram sobre a multidão, deixando sequelas físicas e psíquicas em muitas pessoas e diversos processos envolvendo a Paróquia e a Arquidiciose de Mariana, que acabaram de ser pagos este ano”. Dom José Eudes ainda completou, “é melhor me antecipar quanto a um problema envolvendo a questão do uso de fogos de artifícios em festas religiosas na Diocese de São João del-Rei”.

O texto ainda destaca que as paróquias não devem promover ou incentivar a queima de fogos. Com a proibição, a Diocese não terá responsabilidade em possíveis danos causados por terceiros. Em relação ao comércio de bebidas alcoólicas durante as festividades, o decreto afirma que a Igreja é contra qualquer tipo de vício e por isso, fica proibido a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos espaços considerados da Igreja. A nota completa está disponível no site da diocesedesaojoaodelrei.com.br.