Cidades do Campo das Vertentes avançam para onda branca do 'Minas Consciente' após melhora nos índices de enfrentamento à Covid-19

O Governo de Minas anunciou na manhã desta quinta-feira (9) que 37 municípios da macrorregião de saúde Centro-Sul, que englobam a região do Campo das Vertentes, avançaram para a onda branca do programa estadual "Minas Consciente" após melhora nos índices assistenciais e hospitalares de enfrentamento à Covid-19.

Com isso, atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e jogos eletrônicos, floriculturas, loja de móveis e tecidos, comércio varejista de antiguidade e objetos de arte, armas e fogos de artifício e atividades imobiliárias e de contabilidade podem retomar o funcionamento.

A medida entra em vigor no sábado (11) após publicação da alteração no Diário Oficial do Estado.

A decisão ocorreu após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, onde o grupo técnico constatou que a região apresentou melhora nos dois principais índices (leitos/ocupação e taxa de contaminação), que são considerados para avanço ou retrocesso nas ondas.

Inicialmente, a macrorregião adentrou a onda branca em 21 de maio e permitiu o funcionamento de setores considerados de baixo risco de contaminação.

Entretanto, no dia 25 de junho, o Estado anunciou que o Centro-Sul iria retornar para a onda verde, já que ocorreu um aumento significativo nos casos de Covid-19 e também nas taxas de ocupação de leitos de enfermaria e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o que não permitia que outros setores, considerados de baixo risco, continuassem abertos.

O governador Romeu Zema (Novo) destacou que os bons resultados apresentados durante o momento mais crítico da pandemia, com pico previsto para a próxima segunda-feira (13), podem estar relacionados ao cumprimento dos protocolos propostos pelo Minas Consciente.

“A região Centro-Sul possui a maior taxa de adesão do estado, com 37 dos 51 municípios inscritos no plano. Ela tem tido um número de casos bem inferior à curva de Minas, com capacidade de reserva em seu sistema de Saúde. Por isso, está avançando uma onda neste momento. O que eu gostaria é que nas próximas semanas, após o pico da pandemia, outras regiões venham a trilhar o mesmo caminho”, afirmou Zema.

A macrorregião Centro-Sul compreende 51 municípios do Campo das Vertentes, da região Central e do Sul de Minas. Destes, até quinta-feira (9), 37 aderiram ao programa e 22 cidades estão situadas na região das Vertentens.

São eles: Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Conceição da Barra de Minas, Desterro de Entre Rios, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Lagoa Dourada, Piedade do Rio Grande, Piranga, Resende Costa, Rio Espera, Santa Cruz de Minas, Santana do Garambéu, São João del Rei e Senhora dos Remédios.

 

Fonte: G1 - Minas Gerais 

Categoria